Seferovic, Jonas e Pizzi. Jogar por dentro

Seferovic, Jonas e Pizzi serão, por estes dias, o ponto forte do Benfica.  Numa época em que o plantel perdeu claramente qualidade, nomeadamente ao nível da defesa, estes 3 jogadores prometem ser o verdadeiro destaque da época encarnada.

Já por aqui foi muitas vezes referido que atacar exclusivamente pelas alas tem imensas desvantagens. Primeiro porque tende a tornar o jogo previsível e facilmente anulado. Depois porque o centro está mais próximo da baliza (objectivo final) que os corredores laterais. Jogando pelo centro, podemos abrir mais espaços nesse corredor, já que cada vez mais as equipas estão adaptadas a defender uma circulação de bola horizontal.

Já criticamos muito a imensa dependência do Sporting nesse aspecto. A equipa leonina tende a procurar sempre as laterais, onde há mais espaço para jogar, por não possuir jogadores capazes de pensar e executar em espaços muito curtos como os que são encontrados no corredor central.

O próprio sistema 4x4x2, muito popularizado em Portugal, tem uma certa tendência para orientar o jogo nesse sentido. Sistema esse utilizado também pelo Benfica. Desta forma, a capacidade destes 3 jogadores em jogar pelo corredor central torna-se vital para o possível sucesso da equipa.

Jonas joga e faz jogar. Aparecendo muitas vezes entre-linhas, o brasileiro é quase um farol do jogo ofensivo encarnado. Com o seu posicionamento, consegue criar reacções na linha defensiva adversária que poderão ser exploradas pelos companheiros de equipa.

Seferovic, por sua vez, chegou a Portugal com a fama de “novo Postiga” por contar no seu historial com muitas oportunidades de golo falhadas e com números pouco apelativos. No entanto, nestes primeiros jogos do Benfica, para além de ter conseguido concretizar algumas oportunidades, oferece à equipa capacidade para explorar esse espaço central. Com um entendimento do jogo aparentemente interessante, consegue ser muito útil oferecendo apoios frontais e posteriormente com desmarcações em ruptura importantes, mais não seja para criar as tais reacções na linha defensiva que poderão ser exploradas.

PORTUGAL SOCCER FIRST LEAGUE

E Pizzi é o responsável por permitir que a bola chegue a estes dois avançados, conseguindo fazer a ligação entre sectores sem que se tenha de recorrer obrigatoriamente ao corredor lateral, como vemos por vezes. Cada vez mais adaptado a este papel, Pizzi promete ser o jogador mais deste Benfica, devido à influencia sobre a equipa.

Estes 3 jogadores tem essa capacidade de explorar bem os poucos espaços que aparecem no meio do terreno de jogo. Criativos, com qualidade técnica e com bom entendimento de jogo. Mais do que as suas capacidades físicas, são as capacidades técnicas e cognitivas que fazem deles jogadores importantes. Como sempre se referiu por cá.

Ficam alguns clips de algumas jogadas, onde podemos ver estes 3 jogadores explorando o corredor central. Apesar de não terem sido bem sucedidas, eram jogadas com bom potencial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s