Scouting: Cheick Doucouré

É inegável que as actuais gerações francesas são das mais ricas em talento a nível mundial. Não só o título de campeão mundial o confirma, mas também a quantidade de jogadores franceses que se encontram nos grandes clubes europeus: Pogba, Umtiti, Varane, Martial, Lenglet, Dembelé, Laporte, Griezmann, Mbappé, Rabiot etc.

O mercado francês afigura-se assim como uma pool de talentos com condições técnicas e físicas muito favoráveis para serem explorados. E se a primeira liga francesa é cada vez mais uma liga endinheirada, fruto também do crescimento do PSG que inevitavelmente atraiu atenções para a competição, tentando agora os clubes renegociar os direitos televisivos de modo a gerar maiores receitas; a segunda liga francesa apresenta também ela um sem número de boas oportunidades de negócio. A segunda liga francesa é uma competição com espaço para jovens talentos aparecerem e que conta com alguns dos clubes que melhor formam em França, como é por exemplo o caso do RC Lens. Competição de onde recentemente saíram NDombelé, Lengelt, Cyprien e que mostraram estar logo prontos para a primeira divisão.

O clube do norte de França conta com uma academia de renome e de onde já saíram nomes como Raphael Varane, Kondogbia, Thorgan Hazard, Aurier, Cyprien, entre outros. E o jogador que hoje vos trago é mais um que promete continuar a linha de bons talentos lançados pelo clube de Lens.

B9717055124Z.1_20180927173530_000+GNIC41TU8.1-0

Descoberto pelo scouting do RC Lens no início deste ano no AS Real Bamako, clube da capital do Mali, país de onde são originários alguns dos mais promissores médios da actualidade como Samassékou, Amadou Haidara. Chegado a Lens foi integrado na equipa de juniores mas rapidamente se destacou dos demais, sendo integrado na equipa principal no início desta época. E na equipa principal do RC Lens, Cheick Doucouré, de apenas 18 anos agarrou o lugar e tornou-se titular absoluto na posição 6. Não sendo um jogador muito alto (1,80 m) e forte, Doucouré parece ser relativamente ágil e inteligente na hora de proteger a bola, sendo um médio bastante resistente à pressão, permitindo à sua equipa ganhar qualidade durante a construção de jogo e permitindo que esta progrida junta, desde trás. Para isso faz também uso da sua capacidade ao nível do passe, quer curto, quer longo e onde parece estar sempre atento a oportunidades para verticalizar.

O jovem médio do Mali parece então ser um jogador talhado para equipas grandes, que assentem o seu jogo no controlo do mesmo pela posse, que construa desde trás, que ofereça ao portador várias opções para que este possa então decidir quais os melhores caminhos a seguir, que progrida de forma compacta.

Sendo completamente sincero, a amostra é muito curta para tecer qualquer comentário definitivo, mas os indicadores são bons. Mas uma rápida pesquisa permite encontrar várias opiniões congruentes sobre a sua qualidade:

Na sua estreia fez isto, mostrando bons promenores:

Também num dos primeiros jogos do Lens fez este passe desde trás permitindo criar o desequilíbrio que resultou no golo. Já falado num post anterior aqui no blog.

Assim, parece que as primeiras indicações se tem vindo a verificar e que o jovem maliano tem chamado a atenção de vários clubes melhor posicionados, como por exemplo Inter de Milão ou Lyon (cuja experiência com N’Dombelé tem sido muito proveitosa). Ainda assim, até agora nada em concreto se verificou, podendo assim ainda ser uma boa ocasião de negócio.

PS: Se alguém souber onde encontrar jogos completos do Lens, que faça favor de apitar. Pode ser que resulte numa compilação para ajudar a completar o post!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s