O 3x5x2 ofensivo de Jesus no Sporting-Estoril

O Sporting conseguiu a 4ª vitória em 4 jogos para o campeonato frente ao Estoril em casa, num jogo onde o video-árbitro demonstrou a sua utilidade e até importância.

Frente aos leões apresentou-se uma das mais interessantes equipas da primeira liga. O Estoril de Pedro Emanuel, para além da qualidade individual de que dispõe, apresentou-se com boas ideias e a tentar discutir o jogo, mesmo após se encontrar a perder por duas bolas a zero, conseguindo iclusive chegar ao golo e assustar o Sporting.

Para desmontar esta interessante equipa do Estoril, Jorge Jesus recuou Bruno Fernandes para a posição 8 e alinhou Alan Ruiz na posição de 2º avançado. Mas a verdade é que o verdadeiro 2º avançado neste jogo foi o jovem extremo português Gelson Martins.

Este ano, com maior liberdade de movimentos, Gelson apareceu bastantes vezes em movimentos de ruptura ao segundo poste ou a explorar a profundidade. Estes movimentos resultaram mesmo no primeiro golo da equipa da casa, que possibilitou, desta forma, desbloquear rapidamente um jogo que se poderia tornar complicado.

 

 

 

Assim sendo, em fase ofensiva, a equipa de Jesus apresentou-se basicamente num 3x5x2 assimétrico, com Gelson descaído sobre a direita e bastante profundo, enquanto Alan Ruiz e Acuña ofereciam um solução interior, colocando-se num dos vértices do triângulo formado por eles e Bruno Fernandes como pivot mais recuado.

Esta dinâmica poderá ser um passo em frente na busca por mais jogo interior, algo que faltou de sobremaneira ao Sporting na época passada. Mas para além da dinâmica, o perfil dos jogadores que habitam o 11 inicial do Sporting leva a uma maior capacidade associativa, fazendo com que haja bastantes mais opções.

821030162

Desde já Mathieu veio trazer uma qualidade enorme com bola. Muito sereno e confiante, o francês demonstra uma resistência à pressão notável, fazendo com que ataque o espaço em progressão, chamando a si a pressão adversária e abrindo espaços nas costas desta, sem que isso cause sobressaltos à equipa. Tem também muita qualidade ao nível do passe vertical e é rapidíssimo, o que se revela muito importante para jogar com uma linha defensiva tão subida como a do Sporting. Mostra também um bom entendimento das necessidades ofensivas da equipa, preocupando-se sempre em oferecer uma solução de passe onde for necessário, mesmo que isso implique uma progressão pela ala. Para além de tudo isto, melhorou muito em termos de posicionamento defensivo e coordenação com os colegas, quando comparado com os primeiros jogos de leão ao peito.

Coentrão é também um upgrade enorme em relação ao plantel do ano transacto. Mesmo que sem o fulgor físico de outrora, o internacional português tem vindo a melhorar a sua condição atlética. Condição atlética essencial para mostrar as suas principais valias: o entendimento do jogo e a capacidade que tem para se associar com os colegas. Finalmente um lateral com mais influencia no jogo. Alguém que não se limite a progredir junto à linha e cruzar. Ao invés, alguém com grande qualidade técnica, que procura associar-se com os colegas e cria soluções diferentes, que possibilitem melhores situações de finalização para a equipa.

Para além dos 2 reforços provenientes dos colossos espanhóis, também o jovem internacional português Bruno Fernandes se tem revelado uma escolha acertada, oferecendo criatividade em zona central à equipa leonina. Destacado pelos grandes golos que tem vindo a marcar, o médio oferece muito mais que isso à equipa. Os colegas já sabem que dos pés dele pode sair a qualquer momento um grande passe para uma zona de finalização. Isto leva a que os próprios colegas sintam que pelo meio é muitas vezes um dos melhores caminhos e assim não se limitem a explorar os corredores laterais, mas sim a fazer uso de todo o campo.

Battaglia tem sido importante ao nível dos equilíbrios defensivos, vitais para o registo de 15 golos marcados e 1 sofrido, mas ainda sem oferecer com bola a qualidade necessária. Veremos a sua evolução neste capítulo.

Anúncios

2 Replies to “O 3x5x2 ofensivo de Jesus no Sporting-Estoril”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s