Scouting: Fede Varela

  • Nome: Fede Varela
  • Idade: 20 anos
  • Nacionalidade: Argentina e espanhola
  • Posição: Médio Ofensivo
  • Clube: FC Porto
  • Pé Preferencial: Direito
  • Altura: 1,75m
  • Valor de Mercado (TM): 600 mil €

 Fruto do seu tempo enquanto treinador das camadas jovens espanholas, Lopetegui teve contacto com inúmeros talentos jovens espanhóis que se destacam, essencialmente, pela qualidade com que trabalham a bola. De todos os que o ex-técnico portista tratou de contratar, talvez Oliver Torres tenha sido a aposta mais acertada e com maior rendimento. No entanto, de forma muito mais discreta, é outro o espanhol a aparecer nos quadros do Porto.

Fede Varela, um pequeno génio nascido na Argentina, destacou-se nas camadas jovens do Celta de Vigo, onde chamou a atenção de Lopetegui. Este último tentou, inclusivamente, acelerar o processo de naturalização do jovem, para que este pudesse ser utilizado nas camadas jovens da selecção espanhola. Porém, o técnico espanhol acabou por ser contratado pelo Porto, sem que Fede tivesse tido uma oportunidade nas selecções espanholas, seguindo inclusivamente para a Suiça, onde actuou ao serviço do Stade Nyonnais, uma modesta equipa da terceira divisão Suiça.

Contudo, Fede nunca saiu da cabeça de Lopetegui, que pediu a sua contratação aos responsáveis do Porto, tendo em vista uma aposta futura. Mas, uma vez mais, o destino fez com que não chegassem a trabalhar juntos, tendo o técnico espanhol saído antes de Fede Varela receber o devido destaque. Isto não evitou que o jovem mostrasse toda a sua qualidade, tendo sido um dos destaques da equipa B portista deste ano, participando em 36 jogos na segunda liga e apontando 7 golos, segundo dados do Tranfermarkt.

fede varela

Fede Varela, cujo nome proporcionou alguns trocadilhos aos adeptos, é um médio ofensivo, muito ágil e rápido e com grande qualidade técnica, conseguindo fácilmente driblar adversários e jogar em espaços curtos. Mas a qualidade que mais me impressiona no pequeno génio argentino-espanhol, é a sua incrível visão de jogo.  A facilidade com que descobre espaços e isola colegas é impressionante, sendo verdadeiramente notável a quantidade de vezes que coloca os seus colegas em situações muito proveitosas. Toda a criatividade que demonstra é algo cada vez mais raro e que torna o jogador do FC Porto um jovem tão interessante de acompanhar. A sua forma de jogar, relembra até, com as devidas distâncias de qualidade, a de Iniesta, que considero um dos melhores médios dos últimos anos. Desta forma, penso que Fede Varela é claramente um jogador de corredor central, cujo lugar ao qual as suas características melhor encaixam seria num 4-3-3 como interior do triângulo a meio-campo.

Fede Varela é, desta forma, mais uma grande descoberta do scouting portista, que até passa por um momento menos positivo, mas que não deixa de nos surpreender com descobertas como esta. É também, para mim, um dos maiores talentos da equipa B portista e prevejo um futuro brilhante, caso tenha as oportunidades certas.

Poderá o Porto já ter descoberto o sucessor de Oliver Torres? Acham que Fede Varela terá espaço na equipa principal do Porto?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s