O que procuro num defesa central?

Há muito que os defesas deixaram de ter influência apenas na componente defensiva do jogo. Da mesma maneira que os atacantes são os primeiros defesas, os defesas são também os primeiros atacantes. Uma saída de bola limpa desde trás é, na minha opinião, um grande passo na construção de oportunidades de golo que poderão, ou não, ser concretizadas. Mas uma saída de bola limpa pode queimar várias linhas de pressão adversárias, abrir espaços na organização contrária, facilitar o aparecimento de jogadores entre linhas, etc.

Porém, para estas situações serem possíveis, é necessário que os defesas tenham certas características. É precisamente sobre estas características que irei refletir neste post.

– Leitura e compreensão do jogo

– Resistência à pressão

– Capacidade no passe vertical

– Capacidade de condução e drible

– Rapidez

Antes de tudo, para mim, o central é um dos jogadores ao qual reconheço maior necessidade de compreensão e leitura de jogo. Tem de saber quando sair em contenção, quando dar cobertura, ajustar bem na linha, quer em profundidade quer em distância entre os elementos da linha, capacidade de antecipação… Procuro portanto sempre centrais que sejam capazes de ler o jogo antes dos outros. Uma boa leitura de jogo é mais importante que grande capacidade de desarme, pois o defesa será capaz de antecipar o que se vai passar, sendo portanto possível “cortar o mal pela raiz”.

Para além disto, um central, para ser eficaz na primeira fase de construção precisa de ser capaz de resistir à pressão exercida pelo adversário. Tem de se sentir confortável com bola no pé, capaz até por vezes de driblar o opositor direto.

15d6f74c29a715c0933982c85f7a84fa

Tendo como objetivo queimar linhas adversárias, uma das ferramentas mais utilizadas é o chamado passe vertical. Um central tem, por isso, de saber colocar estes passes. Neste vídeo podemos ver alguns exemplos de centrais e médios defensivos a utilizar, com bons resultados práticos a ferramenta que referi.

Outra das ferramentas utilizadas são as incursões dos centrais em condução assim que identifiquem o espaço a atacar. Alguém muito capaz neste aspeto é Rugani, central da Juventus, que podemos ver em ação neste vídeo.

Gosto também de ver uma linha defensiva subida. Isto acarreta, porém, problemas, nomeadamente ao nível do controlo da profundidade. É por isso importante uma correta posição dos apoios. Contudo, isso poderá não ser suficiente. Assim, o central deve, idealmente, ser alguém com uma relativa rapidez.

Anúncios

One Reply to “O que procuro num defesa central?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s