Esgaio

esgaio

O jogo de ontem deu para ver uma coisa. Esgaio é neste momento o melhor lateral direito do Sporting. Não que ele tenha mostrado algo que não tivesse mostrado até agora…

Ricardo Esgaio não é um jogador particularmente forte fisicamente. Nem é um jogador particularmente forte tecnicamente. É no entanto o lateral que melhor percebe o que fazer em cada momento do jogo. Se e quando é preciso dar equilíbrio dentro, quando dar largura, quando cruzar, quando jogar no apoio interior, quando temporizar e quando acelerar. É o lateral mais inteligente de todos os que começaram a época e é o que pode conferir maior qualidade ao nosso jogo. Porque trás ao nosso jogo uma das coisas que digo que nos tem faltado: critério.

img_770x4332016_04_21_09_20_05_1092296

As opções para a posição que Esgaio ocupou no jogo de ontem são opções que, do jogo, pouco percebem. Até têm qualidades físicas e técnicas superiores às do nazareno. Mas não sabem como aplicá-las da melhor maneira. Esgaio, apesar da menor qualidade em termos físicos quando comparado com Schelotto e em termos técnicos quando comparado com João Pereira fica a perder. Mas no domínio cognitivo vence facilmente a comparação. Quantas vezes vimos o Schelotto fazer sprints notáveis para no final ganhar a linha de fundo e fazer um cruzamento disparatado e sem nexo, deixando espaços enormes para serem explorados? Quantas vezes vimos o João Pereira em situações semelhantes? Quantas vezes os vimos pressionar de forma errada? Quantas vezes os vimos meter velocidade sempre que tenham a bola, mesmo que o momento não seja o apropriado?

Esgaio torna a equipa mais equilibrada. É um jogador com um entendimento do jogo superior, mais responsável tacticamente, mais inteligente nas suas acções. Se chega para ser o lateral-direito titular duma equipa que lute pelo título? Não, não chega. Tecnica e fisicamente não chega. Não tem a criatividade para ser uma mais valia no aspecto ofensivo, não tem a técnica necessária para conseguir criar desequilíbrios e para ser mais uma unidade com grande preponderância no momento ofensivo. Mas é, de longe, o melhor lateral direito do plantel e, caso não haja contratações, deveria ser o titular na posição.

4 opiniões sobre “Esgaio

  1. Concordo em absoluto com o texto, é complicado perceber como é que o Sporting jogou com o Ezequiel “Esforço” Schelotto e João “Experiência” Pereira quando tínhamos um Ricardo Esgaio pronto para ficar com o lugar (até percebo, O JJ dá por norma primazia ao físico dos laterais). Ontem notou-se isso, foi logo outra coisa.
    PS: Reparaste que ontem, quando os centrais tinham a bola, em vez de ser o Esgaio a abrir na ala e o Gelson a ficar entrelinhas, foi o contrário? Não tenho a certeza se é novo, mas é interessante

    Gostar

    1. Não tenho a certeza se foi bem isso… Eu vi mais um Esgaio preocupado em dar equilíbrio no meio mas por razões defensivas, como fazia Jesus no Benfica e que por cá não tenho visto assim tantas vezes quanto isso (posso ter andado só distraído)

      Gostar

  2. Certíssimo, mas nunca vai deixar de ser o patinho feio aos olhos dos adeptos.

    “Não faz correrias parvas por isso não tem intensidade”. “Não faz cruzamentos sem sentido por isso é fraco”. E mais outras pérolas do género.

    E depois levamos com trambolhos tipo o Schelotto que nem sequer sabe fazer um passe rasteiro. Pelo menos corre que nem um louco. Ele era bom é para o atletismo, onde não existe uma bola que o atrapalhe.

    Cumps

    Gostar

    1. Verdade. É e sempre será mal visto. Mas eu também o acho curto mesmo assim… O Sporting necessita, obrigatoriamente de arranjar uma solução fora dos quadros para esta posição.

      Gostar

Deixe um comentário