Jesus – O Homem certo

img_770x4332015_12_27_22_05_10_1043931

Jorge é o homem certo neste momento para o Sporting.

Ninguém como ele valoriza os jogadores daquela forma. Tivemos as duas maiores vendas da história sob o seu comando. Ele é incrivelmente importante ao reerguer os clubes. Valoriza os jogadores, faz grandes vendas e dá estabilidade financeira ao clube. Para além disto já foi umas quantas vezes campeão. O ano passado não foi por um acaso dos deuses. O Sporting bateu o recorde pontual. Mas o Benfica fez melhor e levou o título. Aconteceu e de forma justa. Mas 9 em 10 vezes os leões teriam sido campeões a época passada. Esta época continua a valorizar os jogadores. Gelson subiu um patamar, Adrien tem mantido a bitola, Semedo e Coates aumentaram exponencialmente o seu valor de mercado e tudo indica que poderão significar bons encaixes financeiros para o clube leonino.

A campanha na Europa foi decepcionante e o planeamento do plantel tem-se revelado desacertado, com jogadores a mais para certas posições e qualidade a menos para outras. A equipa ainda não estabilizou, houve reforços que ainda não se conseguiram adaptar à equipa. É um facto e algo onde ele em conjunto com a estrutura deverão trabalhar para melhorar.

O nível exibicional também não tem sido o melhor. Mas está a 2 pontos do primeiro lugar podendo hoje passar para a liderança do campeonato. O objectivo de ser campeão continua bem vivo. Há ainda a taça e a taça da liga para ganhar também.

jorge-jesus

No imediato não poderiam ter melhor treinador. Valorização rápida de jogadores, alguns títulos etc. Estabilizar o clube, reergue-lo. Mérito dele e da estrutura. Há gente que não percebe que foi isso que aconteceu com o Benfica. Jesus pegou num clube em baixo e voltou a reerguê-lo. O Benfica tinha terminado em terceiro a 11 pontos do Porto e a 7 do Sporting. E antes disso um quarto lugar também a uma grande distancia pontual para o primeiro lugar. A valorização do plantel quando Jesus chegou era bastante baixa. Após a primeira época fez cerca de 86 milhões de euros em vendas (valores aproximados do transfermarkt). No Sporting a mesma coisa, 77 milhões de euros em vendas. Não é coincidência. Mesmo com a inflação do mercado. É Jesus no seu melhor. Tem defeitos? Sim! Muitos! Mas as qualidades dele são o que é necessário neste momento ao Sporting. Traz estabilidade, traz confiança, traz qualidade, traz dinheiro, traz vitórias. Depois da sua passagem sim pode construir-se algo diferente. Pode escolher-se um estilo diferente. Como o Benfica está a fazer e bem, aproveitando a herança de Jesus. Até lá, deixar Jesus fazer o seu trabalho. É o melhor treinador em Portugal na actualidade.

transferir

Continuo a apostar no Sporting campeão, como apostei no início da época e como apostava a época passada. Aposto em grandes vendas no final da época, com William Carvalho, Adrien e Gelson como principais candidatos à saída. O Benfica também fará grandes vendas, com Lindelof, Grimaldo e Nelson Semedo a encabeçarem a lista dos mais valiosos. Mas isto só foi possível porque o clube passou por um primeiro processo de estabilização tanto a nível desportivo como financeiro durante a passagem de Jesus pelo clube. Mérito da estrutura que identificou o treinador certo para esse mesmo processo. Auguro um futuro semelhante para o Sporting.

Veremos o derby de hoje.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s