Scouting – Charlie Colkett

Eu sei que o último post de scouting foi sobre um médio. Mas esta semana volto a trazer-vos um jogador para uma posição semelhante, ou não se chamasse este cantinho “O Meio Campo”. Falo de Charlie Colkett.

charlie_colkett

  • Nome: Charlie Colkett
  • Idade: 20 anos
  • Nacionalidade: Inglaterra
  • Posição: Médio Defensivo / Médio Centro
  • Clube: Chelsea
  • Pé Preferencial: Esquerdo
  • Altura: 1,76m
  • Valor de Mercado (TM): 100 mil

Charlie Colkett é apenas mais um dos inúmeros talentos da geração de 96/97  da academia do Chelsea. O clube londrino, suportado pelos vários milhões de Abramovich, tem apostado forte na formação, com resultados bem visíveis. Um desses resultados é precisamente o jogador que hoje irei analisar.

O pequeno (1,76m) médio inglês, nascido em Londres desde cedo mostrou apetência para o futebol, sendo internacional jovem inglês em vários escalões. Com uma visão de jogo assinalável e qualidade técnica de sobra, Charlie Colkett pode actuar em duas posições do meio-campo: ou como médio defensivo criador num sistema que o proteja minimamente (quem sabe um duplo pivot) ou como médio centro num meio campo a dois com várias responsabilidades defensivas.

Com a sua soberba visão de jogo, Charlie é capaz de rodar rapidamente o centro de jogo, com passes precisos que facilitam a recepção, mas de difícil intercepção, levando a que a sua equipa consiga encontrar facilmente espaços para progredir e por onde atacar. Pensa sempre em antecipação, para minimizar o tempo de raciocínio com bola no pé, permitindo uma circulação rápida, essencial numa equipa grande. Falta-lhe gerir um pouco melhor os ritmos pois por vezes talvez execute demasiado rápido quando poderia ter pausado um pouco mais o jogo. Mas isso é algo em que pode melhorar, sendo mais fácil trabalhar isso do que trabalhar a capacidade de antecipação do jogo e a capacidade de ler o jogo mesmo antes de receber a bola.

charliecolkettchelseavtottenhamhotspurpytwj6_telnl

Porém, o talentoso esquerdino não limita o seu jogo à componente ofensiva, sendo muito capaz no desarme e com uma agressividade positiva e muito interessante na pressão defensiva. Não tem a compleição física do ‘típico’ trinco, sendo muito menos forte e mais baixo, mas muito mais rápido e ágil. Precisamente por isto é que penso que a sua evolução poderá passar por se adiantar um pouco no terreno, mais para a posição 8 ou actuando num duplo pivot com alguém de perfil um pouco diferente do seu a seu lado de modo a que possam complementar-se.

Também a nível do transporte de bola o londrino mostrou-se capaz, mas foi perceptível que prefere fazer a bola correr do que correr com ela. O que para mim é sempre de louvar porque a bola é sempre mais rápida sozinha do que se for no pé de alguém, mas também é importante ser-se competente no transporte.

Actualmente encontra-se emprestado ao Bristol Rovers, clube da 3ª divisão ingelsa, onde tem sido utilizado como médio ofensivo. Contudo, penso que recuando um pouco no terreno terá tudo a ganhar com isso.

Deixo aqui um vídeo da actuação dele pelas reservas do Chelsea contra as reservas do Tottenham. mas com uma rápida pesquisa no YouTube podem encontrar outras compilações. Como cereja no topo do bolo, Colkett é capaz de toques geniais, artisticamente e de grande eficácia, que nos deslumbram e nos fazem pagar bilhete para ir ao estádio pois, no final de contas, o futebol existe para nos dar prazer.

Falando numa perspectiva mais pessoal, gostava de o ver no Sporting, apesar de ter consciência de que será algo quase impossível, fazendo a posição do Adrien, até porque acho que encaixaria perfeitamente no modelo de Jesus, tendo qualidades para ele muito importantes, tanto do ponto de vista defensivo pela forma como pressiona e desarma como do ponto de vista ofensivo pela forma como consegue abrir espaços e por ser capaz no transporte, condição muito importante no modelo de Jorge Jesus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s