Scouting – Pedro Rodrigues

Como já devem saber por esta altura, eu não gosto de médios defensivos que sirvam só para destruir jogo (à lá Danilo). Muito pelo contrário, eu aprecio essencialmente o contributo ofensivo dos jogadores à equipa. No futebol português o grande ataca em 80% do tempo, por isso ter um jogador que sirva só para destruir jogo acaba por ser desvantajoso, pois perdes um homem na fase ofensiva, perdendo assim por vezes a superioridade numérica. Mas como é óbvio, o Médio Defensivo é, como o próprio nome diz, defensivo, pelo que também terá de saber defender e destruir jogo adversário. Posto isto, hoje trago-vos um jogador do qual já estive para escrever, um médio defensivo à minha imagem. Falo do benfiquista Pedro Rodrigues.

pedro-r

  • Nome: Pedro Rodrigues
  • Idade: 19 anos
  • Nacionalidade: Portugal
  • Posição: Médio Defensivo
  • Clube: Benfica
  • Pé Preferencial: Direito
  • Altura: 1,83m
  • Valor de Mercado (TM): 250 mil

Pedro Rodrigues é mais um da fantástica fornada de 1997 a sair do seixal, uma fornada semelhante à de 93/94 do Sporting, onde é possível encontrar qualidade em todos os sectores, podendo observar uma equipa agradável no seu modo de jogar. O médio defensivo tem sido muitas vezes comparado a Busquets e, de facto, as comparações não são descabidas, uma vez que o estilo de ambos os jogadores é semelhante. (Em qualidade, apesar do Pedro ter em abundância, não me parece que consiga chegar ao patamar do Busquets que, para mim, se não é o melhor médio defensivo da actualidade, anda lá por cima).

O jovem benfiquista é então um médio defensivo como idealizo. Um médio criador de jogo desde trás, jogando sempre de cabeça levantada, sempre observando todos os momentos do jogo, tendo por isso uma visão de jogo invejável. É capaz de descobrir linhas de passe com grande facilidade, já que sabe  sempre onde se encontram os seus colegas por observar sempre o jogo de cabeça levantada, à procura da solução mais vantajosa para a sua equipa, sendo por isso bastante rápido a rodar a bola, impedindo que a equipa adversária consiga fechar os espaços. Para além de pensar em adiantado, o Pedro alia a isto uma grande qualidade no passe, tanto curto como longo, sendo por isso capaz de executar os passes que imagina na sua cabeça.

Defensivamente, o jovem internacional português, apesar de não ser um prodígio, tem evoluído de forma agradável. Não é, nem nunca será o momento do jogo em que oferece mais, mas como disse o médio defensivo tem de saber defender e acho que o Pedro está a dar os passos certos para melhorar nesse aspecto. Por ser um jogador algo lento, tem por vezes dificuldades em acompanhar alguns contra-ataques, por exemplo, mas compensa isso com a tal evolução ao nível do posicionamento e do desarme. Fisicamente, para além de ser algo lento, não é nenhum Matic que também consiga impor respeito pelo físico, mas não se acanha perante adversário fisicamente mais evoluídos.

 

Deixo aqui um vídeo, de outro blog, que tem uma opinião semelhante à minha acerca do Pedro.

Pedro Rodrigues é então um médio defensivo criativo, muito capaz na construção de jogo e uma grande ajuda ofensivamente, conseguindo descobrir espaços na organização adversária e também rodando rapidamente a bola para obrigar o adversário a movimentar-se e a abrir espaços na sua fase defensiva. No capítulo defensivo, apesar de ter evoluído nos últimos tempos, ainda tem bastante margem para crescer.

Da equipa B do Benfica também há outro jogador que me encante de sobremaneira, o médio ofensivo João Carvalho, mas de quem não falarei pois já toda a gente o conhece.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s