Sporting B – Conseguiu João de Deus resolver os problemas da sua equipa?

O Sporting B derrotou hoje, em casa, o terceiro classificado da 2ª liga portuguesa. E com isto vai aumentando a série de resultados positivos.

Para mim a melhoria desta equipa passa sem dúvida por 2 jogadores:

matheus-e-esgaio

1) Matheu Pereira – A dinamitar por completo a segunda liga. Para ele isto já é bater em mortos. Precisa rápida e urgentemente de uma subida de nível competitivo. Se essa subida não passar pela equipa A, então que se empreste. Mas essa subida é urgente. Não pode continuar a brincar aos jogadores de futebol na segunda liga.

2) Ricardo Esgaio – em 5 jogos na equipa B este ano, 4 vitórias e um empate, 5 golos sofridos e 13 marcados pela equipa nesses jogos. Esgaio era a peça que faltava ao meio campo. Por muito irónico que possa parecer, o problema desta equipa B vinha sendo o mesmo que, na minha opinião, também tem afectado a equipa A (já é muito mais que isso, já é uma total falta de confiança e competitividade, mas a origem do problema para mim esteve aí). João de Deus escalava uma equipa com 2 alas bem abertos (embora muitas vezes jogasse na esquerda o Empis) deixando o meio campo entregue a apenas 2 jogadores, Guima e Fabinho os quais não vejo propriamente com capacidade para segurar um meio campo, muito menos num campeonato tão físico como a segunda liga. Na segunda liga e em qualquer outro sítio para ser honesto. E Esgaio veio trazer o equilíbrio que faltava. Para além de ser um jogador bastante mais experiente e maturado, o nazareno é um jogador bastante responsável tacticamente e que consegue dar os equilíbrios a meio-campo que faltavam à equipa. Com mais um homem naquela zona do terreno a equipa ganhou uma maior estabilidade e permitiu que os avançados e principalmente Matheus Pereira tivessem maior liberdade para criar. E para mim é a posição ideal para o Esgaio. Não é um ala de desequilíbrios como é o Gelson, por exemplo. Tem no entanto um perfil de jogador que também faz falta. É um médio de equilíbrios descaído para uma ala. Um João Mário do ano passado, embora a anos-luz de distancia do que pode oferecer ao jogo ( O João é mesmo um jogador de outro nível, do nível dos melhores). E para mim estabilizava-se de uma vez por todas nesse lugar.

chaby-sporting-e1425303950971
Outro jogador que poderia andar a desempenhar uma função semelhante, mas oferecendo um pouco mais ainda ao jogo ao nível da criatividade e no momento ofensivo, embora talvez perdendo um pouco na responsabilidade táctica e defensiva, era um baixinho que emprestamos para trazer o brinca na areia do Bilel, um tal de Chaby, já muitas vezes referido por mim. Mas pronto, foram escolhas da estrutura leonina. Agora João de Deus, não sei se quase por acaso ou se de facto propositadamente acabou por encontrar as soluções para os problemas da sua equipa.

E esta série de resultados positivos é muito importante para estabilizar a equipa para que possa haver lugar para o crescimento dos mais novos. Dá azo à possibilidade de exploração das capacidades individuais dos jogadores, principalmente dos mais atrevidos.

Nota também para Ivanildo que tem tido uma evolução discreta e que, sem que muitos tenham dado por ela, vem garantindo o seu espaço e crescendo a pouco e pouco. Será que pode atingir um bom nível, inclusive chegar à primeira equipa algum dia? Não sei. Mas já acreditei menos nisso do que acredito agora.

Tenho ainda uma opinião bastante flutuante sobre o Guima, mas duvido muito seriamente que chegue à equipa A. Mas talvez nem tenha sido uma má forma de “corrigir” o erro que é deixar Bruno Paz e Pedro Ferreira eternamente na equipa de júniores. E sem dúvida uma opção muito melhor que apostar no Bubacar Djaló.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s