Scouting – Nuno Rafael e o trabalho de pés dos guardiães

Hoje um post rápido (não tenho tido muito tempo infelizmente)

Não foi uma descoberta minha, mas do pouquíssimo que vi demonstrou algumas qualidades bastante interessantes e sendo ainda novo vale a pena colocar aqui no blog, nem que seja para que os leitores o possam seguir e também seguir este enorme projecto que apresento aqui.

A Última Barreira (aqui) é um projecto muitíssimo interessante que concentra as suas atenções nos, por muitas vezes esquecidos e ignorados apesar de tão ou mais importantes que os outros, guarda-redes. Segue de perto o trabalho de variadíssimos guarda-redes e respectivos treinadores em diversos desportos, desde o futebol ao hóquei, passando por futsal e andebol, entre outros.

Num dos seus mais recentes posts dão a conhecer Nuno Rafael, guarda-redes formado no Feirense, nesta época ao serviço do Nogueirense.

No video por eles publicados pode ver-se o jovem guarda-redes de  apenas 21 anos a demonstrar qualidade com a bola nos pés, sendo sempre um porto seguro para os seus colegas, incluindo assim mais um homem na construção de jogo, procurando sempre ter vantagem numérica.

 

Este trabalho com os pés por parte dos guarda-redes é cada vez mais valorizado no futebol actual, uma vez que com essa vantagem numérica que conseguem ao incluir o guardião na construção de jogo torna-se bastante mais fácil bater a primeira linha de pressão, abrindo mais espaços para os restantes colegas criarem e organizarem jogo.

Vários treinadores actuais procuram inclusive guardiães com este perfil, como Pep Guardiola, actualmente com Bravo no Manchester City e no passado com Neuer no Bayern e Valdés no Barcelona; Sarri com Pep Reina no Nápoles (para mim os 2 melhores treinadores da actualidade ou pelo menos aqueles que mais gosto de ver), Luis Enrique com Ter Stegen (embora este arrisque demasiado por vezes, originando golos sofridos ou muitos calafrios) e muitos mais. Também Luca Zidane, filho de Zinedin Zidane, actualmente ao serviço da equipa secundária do Real Madrid, demonstra qualidade com os pés na baliza (também ele um interessante valor a seguir, já internacional jovem pela França).

Fica então a sugestão para seguir o trabalho do jovem guardião Nuno Rafael e também do seu treinador Miguel Menezes que demonstrou estar de acordo e a par da evolução  do futebol.

Faço também o apelo para que sigam o projecto A Última Barreira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s