Scouting – Tom Baack

Este post inicialmente esteve para ser sobre Pedro Rodrigues do Benfica. Porém, como acho que o Pedro está já num patamar em que a maior parte das pessoas que liga minimamente ao futebol jovem já o conhece. Assim sendo, decidi trazer-vos hoje um jogador para a mesma posição, mas bastante menos conhecido. Falo do alemão Tom Baack.

479785278-tom-baack-poses-during-the-team-presentation-gettyimages

  • Nome: Tom Baack
  • Idade: 17 anos
  • Nacionalidade: Alemanha
  • Posição: Defesa Central, Médio Defensivo
  • Clube: Bochum
  • Pé Preferencial: Direito
  • Altura: 1,80 m
  • Valor de Mercado (TM): –

Tom Baack é um médio defensivo ou central de 17 anos com potencial para ser dos melhores do mundo em ambas as posições, principalmente devido ao seu contributo na fase de construção da equipa.

Como já devem ter reparado por esta altura, defendo sempre que os defesas são os primeiros elementos do ataque. É na retaguarda que se começam a desenhar as jogadas que levarão a equipa ao golo. Daí que prefira sempre Williams, Hummels, Bonuccis etc. É óbvio que a componente defensiva é extremamente importante, têm de compreender os mecanismos defensivos, ler bem o jogo, saber antecipar-se, etc. Mas sou incapaz de achar que um central ou um médio defensivo não precisem de saber construir. Esse tempo já foi, já passou. No futebol moderno toda a gente faz parte do processo de construção, até mesmo o guarda-redes. Os alemães perceberam isso e hoje em dia o seu jogo assenta portanto em jogadores com qualidade técnica, visão de jogo e até criatividade que lhes permita poderem ter modelos de posse, de domínio do adversário, até mesmo de sufoco do adversário. Tom Baack é um desses jogadores.

Baack

Baack é então um jovem formado nas escolas do Bochum, um central ou médio defensivo moderno, com bastante capacidade técnica que lhe permite ser a primeira fase de construção da equipa, fazendo uso da sua enorme capacidade de passe. Velocidade mental e inteligência incríveis. um entrave para se fixar no centro da defesa será a sua altura (1,80m), já que muitos treinadores não vêm espaço no centro da defesa para um elemento da sua estatura, sendo que acredito que a melhor posição para ele será mesmo a de médio defensivo, nº6.

Deixo aqui um pequeno vídeo feito pelo Football Huntig que sugiro vivamente que sigam, já que é um projecto fantástico.

baack vs spain u17 from Football Hunting Reserve on Vimeo.

PS: Outros centrais fantásticos com aproximadamente a mesma idade são Reece Oxford e Rodrigo Vaza, fiquem atentos!

Anúncios

2 Replies to “Scouting – Tom Baack”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s