Autocarros e Chineses

78e9594f20dfecd2ca1bfe78b50ca834
Retirado da capa do Jornal Record

Hoje acordei e vi isto na capa do Jornal Record que me despertou sensações mistas. Se por um lado temos uma boa notícia, pelo outro temos uma notícia bastante má, isto na minha opinião claro.

Julio Velázquez é o treinador do Belenenses, contratado para substituir Sá Pinto no comando da equipa lisboeta que tem sido uma agradável surpresa. Ao comando do espanhol, a equipa obteve, em 6 jogos para a liga, 2 vitórias, 3 empates e uma derrota, marcando 10 golos e sofrendo outros 10. Um registo mediano em termos de resultados. Mas olhando para o futebol praticado pela equipa de Belém verificamos que é um futebol positivo, ofensivo, que tem como objectivo marcar mais golos do que os que sofre ao invés de se fechar, de modo a não sofrer golos. É um futebol que potencia os jogadores, que atrai adeptos ao estádio, entusiasmante, bem jogado.

juliovelazquez4

Julio Velázquez é um treinador bastante jovem, mas já sabe muito mais do que muitos veteranos da nossa liga. E é disto que a nossa Liga precisa, de equipas que joguem um futebol positivo, ofensivo, entusiasmante, que potencie as individualidades. Isto só trará vantagens:

  • Receitas das Bilheteiras: Um futebol bem jogado, um futebol espectáculo levará obrigatoriamente mais gente aos estádios. O futebol é um espectáculo e os adeptos querem ver a sua equipa ganhar, mas também querem ver um bom jogo, um bom espectáculo, não querem ver jogos enfadonhos, como são alguns da nossa liga, onde se ataca pouco e com pouca qualidade.
  • Receitas Provenientes de Vendas: Um futebol ofensivo potencia sempre as individualidades. E os clubes portugueses são clubes vendedores. Quando mais as individualidades forem potenciadas, maiores serão as probabilidades de realizar um bom encaixe.
  • Maior Envolvência dos Adeptos: Uma maior envolvência dos adeptos com a equipa, derivado de um melhor futebol, de um futebol atractivo, trará sempre receitas de outra ordem, ao nível de Merchandising, angariação de sócios e mesmo de outros negócios paralelos ao futebol, como cafés, restaurantes e serviços televisivos, já que as pessoas irão querer seguir melhor o futebol destas equipas.
  • Maior Visibilidade no Exterior: Um futebol positivo e vistoso também trará maior visibilidade no estrangeiro, atraindo scouters, atraindo adeptos de futebol que quererão ver um liga onde se joga bom futebol e muitas outras coisas.

Julio Velázquez é ainda um treinador muito jovem cujo modelo tem ainda bastantes defeitos, principalmente a nível defensivo, onde precisa de trabalhar muito, mas ainda vai a tempo de melhorar. Também é preciso ter em conta que entrou a meio da época, não tendo feito pré-época. Não falo em termos de escolha de plantel, já que tem ao seu dispor um dos melhores plantéis da liga, com jogadores bastante talentosos e com capacidade técnica como Tiago Silva, Rúben Pinto, Miguel Rosa, Betinho, Sturgeon, Kuca, Bakic (bom jogador, preciso de observar melhor ainda), André Sousa…  Mas mesmo com estes defeitos e com a sua juventude é uma lufada de ar fresco no nosso futebol. Espero que outros o sigam.

Como vimos há formas melhores de atrair mais dinheiro ao nosso futebol, de potenciar a nossa liga sem recorrer a investimentos chineses que têm como contrapartida a obrigação de clubes da segunda liga incorporarem jogadores chineses nos seus plantéis e, salvo erro, a obrigação de os utilizar, bem como incorporar treinadores chineses como treinadores adjuntos. Não deveria a escolha de jogadores e treinadores obedecer a critérios como a qualidade? E mesmo que houvesse imposição de utilização de jogadores, não seria melhor impor que jogassem jovens portugueses, de modo a potenciar o jovem português?  Continuamos a não olhar para o que de bom temos em Portugal, que sempre foi um país formador e com talento no futebol. Continuamos a preferir investimentos estrangeiros com contrapartidas manhosas. Continuamos a querer encher os bolsos sem trabalho e a preferir dinheiro fácil e rápido à construção de projectos sustentáveis e apoiados. O Belenenses já descobriu o caminho. Demorará muito até outros o descobrirem, inclusive a própria Liga?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s