Scouting – Jean Carlos Silva

Jean Carlos Silva, o clone de Bryan Ruiz

Jean Carlos Silva

  • Nome: Jean Carlos Silva
  • Idade: 19 anos
  • Nacionalidade: Brasileira/Espanhola
  • Posição: Extremo Direito, Avançado Centro
  • Clube: Fuenlabrada (Real Madrid Castilla)
  • Pé Preferencial: Direito
  • Altura: 1,85 m
  • Valor de Mercado (TM): –

 

Jean Carlos Silva é um brasileiro com sotaque espanhol.  Em espanha desde os 10 anos, passou pelo Tenerife antes de o Real Madrid o recrutar para as suas camadas jovens. O avançado, o seu irmão e a sua mãe decidiram deixar o Brasil e procurar a sua sorte em clubes espanhóis e Jean Carlos conseguiu.

Jean Carlos

A primeira vez que vi Jean Carlos jogar imediatamente me veio à mente a imagem de Bryan Ruiz, são incrivelmente parecidos, principalmente na condução de bola. Jean Carlos é, como Bryan Ruiz, uma espécie de falso lento, que tanto pode jogar pela ala como pelo meio, protege bem a bola, tem qualidade técnica e demonstra ter algum conhecimento dos movimentos ofensivos.

Apesar de jogar na ala no seu clube, tal como jogava no Real Madrid, penso que é jogando pelo centro, num esquema de dois avançados ou mesmo como homem mais adiantado da equipa que pode render mais.

 

Inclusivamente foi nessa posição que jogou no mundial sub-20 ano serviço do Brasil, marcando um bonito golo. Actuando no centro oferece qualidade técnica e qualidade de circulação, é bom nos apoios frontais e a jogar de costas para a baliza, muito bom em movimentos de rotação com bola para enquadrar com a baliza e a combinar com os colegas, em tabelas, deixando-os em posições privilegiadas. Demonstra também boas qualidades na finalização. Quem o diz é Rogério Micale, técnico da selecção sub-20 brasileira:

– Ele é um atleta que, no seu clube, joga na beirada. Eu vi potencial, para as minhas necessidades, de ele jogar por dentro. Ele tem uma finalização formidável quando gira. Em todos os trabalhos analíticos que fizemos aqui, ele é o melhor finalizador quando se coloca numa situação de frente para o goleiro. O Jean mostrou que nós temos mais um jogador para um momento dificuldade, que podemos lançar para mudar a situação de jogo – disse Micale.

atacante-jean-carlos-comecou-no-real-madrid

Tem potencial físico que pode ser trabalhado para enfrentar defesas mais poderosos fisicamente. Para além disto, na ala a sua falta de velocidade poderia ser um entrave, sendo que no meio essa menor rapidez pode ser melhor disfarçada, sendo ele rápido no que verdadeiramente interessa: rapidez de decisão e execução. Não contem com ele para pressão desenfreada à Slimani ou corridas explorando o espaço, mas num estilo de futebol apoiado pode conseguir o seu espaço e ser bem sucedido.

Actualmente joga no Fuenlabrada, que milita na 2ªB espanhola, orientado por Fernando Morientes, ex-jogador blanco e ex-técnico das camadas jovens do clube de Madrid, sendo que, na minha opinião, nada está a aprender lá. Está na altura de cessar a sua ligação ao Real Madrid e ir em busca de uma nova aventura! E porque não em terras portuguesas? Não sei se terá potencial para se impor como titular por exemplo num grande português, mas pode, sem dúvida, vir a ser um jogador útil no plantel.

Resta-nos desejar-lhe boa sorte e seguir com atenção o seu percurso!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s