Sobre o Clássico

adrien-silva

Ontem vimos o jogo de uma equipa contra 11 jogadores. Incrível a diferença de comportamentos de uma equipas para a outra. O Sporting tem comportamentos que o aproximam do golo, os jogadores sabem onde estar, há sempre linhas de passe, os jogadores estão posicionados de forma a facilitar a decisão do portador da bola.

Incrível também a forma como João Mário e Bryan Ruiz, dois elementos que sobem de nível quando actuam no meio, parecem melhores extremos que Corona e Brahimi. Porquê? Fácil. A equipa de Lopetegui coloca sempre os extremos em situações de 1×2, 1×3 ou até mesmo 1×4 e espera que a qualidade técnica dos seus extremos resolva a situação. E por vezes acontece, mas não sempre. Já o modelo de Jorge Jesus coloca os seus alas em situações de 1×1 ou até 2×1. Coloca os seus jogadores em situações de superioridade, fáceis de resolver, ajudados por colegas.

O trabalho de Jorge Jesus é notável. Basta ver a evolução de Adrien. O modelo facilita imenso as tomadas de decisão e o seu jogo subiu imenso de nível. Slimani está numa situação semelhante. Imaginem se Jorge Jesus tivesse mais qualidade individual ao seu dispor.

Basicamente é isto que há a retirar do jogo, a superioridade do colectivo do Sporting frente a uma equipa sem ideias do Porto, sem capacidade de resolver as situações facilmente. A equipa fica entregue unicamente à qualidade individual dos seus jogadores e, por muito que a tenham, não é possível eles resolverem-nas sempre.

Fica apenas uma dúvida. William muito abaixo do esperado. A que se deverá isto? Esperava-se que William subisse ainda mais o seu nível com Jorge Jesus, mas isso ainda não aconteceu.

Anúncios

2 Replies to “Sobre o Clássico”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s