A Criatividade e Francisco Geraldes

304075_galeria_gil_vicente_x_sporting_b_segunda_liga_j17

OK, confesso, a imagem do topo do blog não é por acaso. Tenho uma visão algo romântica do jogo, preferindo sempre jogadores com aquele toque de bola especial, preferindo sempre os jogadores com a técnica mais requintada, mas sobretudo mais inteligentes, aos jogadores com maiores capacidades físicas. Sendo que não separo a inteligência e a técnica, uma vez que o mais importante é conseguir concretizar o que a mente pensa e isso só se consegue se tivermos técnica suficiente para isso. E quanto maior for a nossa capacidade técnica, mais soluções encontramos, já que nos permite arriscar mais, arriscar soluções diferentes.

É por tudo isso que um dos meus jogadores favoritos actualmente faz a capa deste blog. Francisco Geraldes é tudo aquilo que eu defendo num jogador. Inteligente e com um toque de bola especial, que o faz encontrar novas soluções para os momentos do jogo. Isto é: é um jogador criativo. E ainda tem uma importante vantagem física sobre outros jogadores: é ambidestro! Quão raro é isto?!

Muita gente chama criativos àqueles jogadores que ultrapassam 1, 2 e/ou 3 jogadores no drible, partindo sempre para cima dos adversários. E sim, é verdade que esse pode ser um meio de expor a criatividade de um jogador. Mas há muitas outras formas de um jogador ser criativo. Geraldes também consegue ultrapassar adversários no drible, mas faz muito mais que isso. É capaz de assistir colegas de equipa com passes soberbos a rasgar as defesas, é capaz de arrastar jogadores abrindo espaços para os colegas, é capaz de combinar em tabelas, sair do meio para a ala, sair da ala para o meio, transportar a bola ou faze-la rodar e é ainda um jogador com alguma relação com o golo, seja aparecendo na área a finalizar, seja com remates imprevisíveis (como o seu último golo). Em suma, é um jogador supercompleto.

A escolha da imagem deste post também não é inocente. O melhor jogador da 2ª liga neste mês (não sei que atribuiu o prémio, mas acho que escolheram bem) apesar de ser tudo o que disse não joga sozinho! E todos nós sabemos que há jogadores que jogam melhor em determinados contextos e TODOS jogam melhor, quanto melhor forem os seu companheiros de equipa e, infelizmente, não é isso que se tem passado com Francisco Geraldes. Tem sido vítima da má política do Sporting para a sua equipa B, onde actuam muitos jogadores que já lá não deviam actuar. Mas vou tentar não ir por aqui, ou nunca mais terminaria este post.

Deixem jogar o Geraldes, mas deixem-no jogar com os melhores! Seja na B com escolhas mais acertadas de companheiros ou seja mesmo na A!

Anúncios

2 Replies to “A Criatividade e Francisco Geraldes”

  1. A creatividade e FG
    Concordo de facto com aquilo que foi escrito, vejo o futebol como espetáculo e há muito que as táticas geométricas andam através das suas esquadrias a tirar a creatividade aos poucos abençoados por ela, principalmente nas zonas de construção, e este miúdo para quem o tem acompanhado desde o final da formação, e de facto um verdadeiro creativo, um verdadeiro artista, dá-me imenso prazer ve-lo jogar pois foge aquilo que são os movimentos rigidos da tática do seu treinador, que parece ainda não ter percebido a riqueza do futebol deste jovem. Espero sinseramente que venha a ser aproveitado por nós SCP, ou ainda nos arriscamos a ve-lo partir para outras paragens muito rapidamente pois eles andam aí. Um bem haja
    Alex

    Liked by 1 person

    1. O futebol é de facto um espectáculo (ou não teria tantos seguidores) e como tal está entregue aos artistas. E o Geraldes é isso mesmo, um artista. Um criativo que encontra soluções que nos deslumbram e nos deixam de boca aberta (quantas vezes a ver jogos do Sporting B). Não digo que ele não tenha que ter responsabilidades tácitas porque tem de ter. Mas concordo que esteja um bocado amarrado (o João de Deus pede muitas vezes que caia na ala, o que até faz com qualidade, mas demasiadas vezes).
      Mas o que eu quis verdadeiramente pedir com este post é que o ponham a jogar com os melhores onde crescerá muito mais.
      Abraço

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s